sexta-feira, 30 de outubro de 2020

8 Fatos reveladores sobre o corpo humano e seu funcionamento

O corpo humano é uma máquina biológica fantástica! Ele é capaz de fazer coisas que nem podemos imaginar. Números e dados sobre ele são surpreendentes. Quem sabe, depois dessas informações, você olhe para o seu corpo e fale: UAU!

1 – Seu nariz é capaz de detectar 1 trilhão de aromas

Usamos apenas uma pequena fração dos nossos poderes olfativos. Até então, acreditava-se que o nariz, com seus 400 receptores olfativos, poderia detectar cerca de 10 mil aromas distintos.

Corpo

2 – Temos um ácido extremamente corrosivo dentro de nós

O Ácido Clorídrico, presente no nosso sistema digestivo, é tão forte que é capaz de dissolver metais! Ele só não nos corrói de dentro para fora por causa de uma densa camada de muco alcalino que reveste nosso intestino.

Corpo (2)

3 – Quer crescer? Durma, então

Quando você dorme, você cresce cerca de 8 milímetros, porque seu corpo relaxa e sua espinha dorsal deixa de ser comprimida pela gravidade. Mas sua altura volta ao normal durante o dia.

Corpo (3)

4 – Um homem é o suficiente para povoar o planeta

Os testículos de um homem comum fabricam 10 milhões de espermatozoides a cada dia. Se todos fecundassem um óvulo, isso seria o suficiente para repovoar o planeta com a mesma quantidade de hoje, em apenas 2 anos.

Corpo

5 – Vamos falar de coisa boa? COMIDA!

Uma pessoa comum come cerca de 50 toneladas de comida e bebe 50 mil litros de líquidos durante sua vida.

Corpo (4)

6 – Sabe aquela história de que você vai mudar no ano seguinte? Então, é verdade

As células da sua pele são renovadas a cada 3 semanas. Seus glóbulos vermelhos a cada 4 meses. Seus glóbulos brancos a cada ano.

Corpo (5)

7 – Quase tudo em você cresce conforme você envelhece… quase tudo

Enquanto suas orelhas, seu nariz, membros e cabelo não param de crescer durante a vida, seus olhos continuam praticamente do mesmo tamanho, desde o nascimento até a morte em idade avançada.

Corpo (6)

8 – Exercite seu cérebro

Se não exercitarmos o que aprendemos, esqueceremos 25% dessas coisas em seis horas, 33% em 24 horas e 90% em seis meses.

Corpo (7)

Fontes: BBC Brasil, Discovery, Site de Curiosidades

O post 8 Fatos reveladores sobre o corpo humano e seu funcionamento apareceu primeiro em Tudo Interessante.

quinta-feira, 29 de outubro de 2020

14 Fatos interessante sobre a vida na Noruega que podem surpreender muitas pessoas

Aprender algo sobre culturas diferentes é enriquecedor. A Noruega, por exemplo, é um país com uma cultura riquíssima, conhecido pela sua alta qualidade de vida e pelos vikings, dentre outras coisas.

O país tem cerca de 5 milhões de habitantes e é onde estão as pessoas mais felizes (e também algumas das mais ricas) do mundo. A Noruega possui várias curiosidades interessantes que merecem ser lidas, veja abaixo uma lista de fatos incomuns sobre esse país nórdico fascinante.

1 – Devido à ameaça aparecimento de ursos polares em Svalbard, qualquer viajante “deve estar equipado com os meios adequados para assustar e afugentar os ursos polares.” O governador da ilha também recomenda que as pessoas carreguem armas de fogo, por exemplo.

2 – A marca de carros Troll foi criada na Noruega e produziu carros entre 1956 e 1958, agora todos os poucos carros que sobraram da marca estão em museus de automóveis.

3 – A renda e a riqueza de todos os habitantes da Noruega são públicas, qualquer pessoa pode ter acesso a esses dados. A ideia por trás disso é dificultar a sonegação de impostos

4 – Na Noruega, as pessoas usam o termo “Texas” como gíria que significa “louco”. Segundo Daniel Gusfre Ims, chefe do serviço de assessoria do Conselho de Línguas da Noruega, isso teve início quando as pessoas começaram a assistir a filmes de cowboy e a ler esse tipo de literatura. “O gênero era extremamente popular na Noruega, e muito dele apresentava o Texas, então a palavra se tornou um símbolo de algo sem lei e sem controle”, afirmou em uma entrevista.

5 – Em 2013, o ex-Primeiro-Ministro da Noruega, Jens Stoltenberg, se disfarçou de motorista de táxi em Oslo. Ele fez isso para se aproximar dos eleitores noruegueses e ouvir suas verdadeiras opiniões.

6 – Na Noruega, a Páscoa às vezes é chamada de “Påskekrim” (Crime de Páscoa). Durante o feriado, quase todo mundo lê romances policiais, assiste a programas de crimes reais e lê artigos especiais relacionados a crimes. A tradição começou quando dois jovens autores noruegueses – Nordahl Grieg e Nils Lie – tiveram a ideia de escrever um best-seller sobre crimes. No domingo antes da Páscoa, eles lançaram uma campanha publicitária na qual o título do livro “Trem de Bergen saqueado à noite” ganhou o primeiro lugar na primeira página. O anúncio realista, que muitos confundiram com um roubo real, fez bastante sucesso. Muitos consideram este romance o primeiro Påskekrim e a própria origem da tradição.

7 – Os noruegueses adoram comer tacos. A iguaria mexicana é bastante popular por lá. Quem diria, não é mesmo?

8 – Quando alguém publica um novo livro na Noruega e ele passa pelo controle de qualidade, o Conselho Oficial de Artes da Noruega compra 1.000 cópias para distribuir nas bibliotecas, ou 1550 cópias se for um livro infantil. O objetivo é apoiar os escritores enquanto eles ainda estão construindo suas carreiras. Além disso, os livros também estão isentos de alguns impostos.

9 – Para fins fiscais, o striptease conta como uma forma de arte, e, portanto, deve ser isento do imposto sobre o valor total.

10 – A Noruega tem uma das diretrizes de publicidade mais rígidas do mundo desde 2007. Naquele ano, o país mirou fabricantes de automóveis que alegavam que seus carros eram “limpos” ou “ecologicamente corretos”. “Os carros não podem fazer nada de bom para o meio ambiente, exceto menos danos do que outros”, disse Bente Oeverli, um alto funcionário do escritório do Ombudsman do Consumidor à mídia. As diretrizes distribuídas aos fabricantes de automóveis diziam: “Pedimos que frases como ecologicamente correto, verde, limpo, carro ambiental, ou descrições semelhantes não sejam usadas no marketing de carros”.

11 – O fundo de petróleo da Noruega vale algo em torno de 1 trilhão de dólares. No entanto, o país gasta apenas 3% do fundo ao ano, porque está economizando para a próxima geração. Isso sim é que é um país desenvolvido e que pensa no futuro das pessoas.

12 – Nos últimos anos, o conceito de Slow TV, ou TV lenta, tem ganhado muitos adeptos na Noruega. Trata-se de programas de TV que exibem, durante um longo período, coisas simples como várias horas de tricô ou de viagem de barco, por exemplo.

13 – Svalbard é a única zona livre de visto do mundo. Isso significa que qualquer pessoa pode morar e trabalhar lá indefinidamente, vinda de qualquer país.

O ruim mesmo é só aguentar o frio – e eventuais ataques de ursos polares, como já vimos num tópico anterior!

14 – Na prisão de Halden, os policiais são incentivados a interagir com os presos praticando esportes, comendo e fazendo outros tipos de atividades juntos. Acredita-se que isso evita brigas e desentendimentos entre eles. Além disso, na prisão de segurança máxima, todas as celas têm TV de tela plana, banheiro e chuveiro.

Fonte: Bored Panda

O post 14 Fatos interessante sobre a vida na Noruega que podem surpreender muitas pessoas apareceu primeiro em Tudo Interessante.

quarta-feira, 28 de outubro de 2020

15 Imagens provando que as crianças de anos atrás “tiveram sorte” de estarem vivas

Os tempos mudam, as gerações mudam e a forma de criar as crianças também muda. Há quem diga que a geração atual é muito cheia de “mimimi”, não se pode mais fazer nada, e tudo magoa.

Mas a verdade é que, querendo ou não, as gerações passadas tiveram que lidar com diversas situações de risco – oculto ou não – e que hoje são impensáveis, como veremos a seguir.

NOTA: não defendemos que uma geração é melhor que a outra. A presente postagem é apenas para ilustrar o quanto a sociedade mudou com relação aos cuidados com as crianças. E não estamos dizendo o que é certo ou errado: cada um cria sua criança como bem quiser.✌

1. Brinquedos perigosos

Antigamente, não haviam muitas regras para a fabricação de brinquedos e muitos possuíam substâncias tóxicas, partes pontiagudas e até partes que enferrujavam rapidamente… E ninguém se importava com isso!

Tempos-Antigos-1

2. Sem cintos de segurança

Ninguém usava cinto de segurança. Pra quê, né?

Tempos-Antigos-2

3. Crianças no banco da frente

Além de não usar cinto, as crianças iam onde bem entendessem. No banco da frente, no porta malas, na caçamba, onde quer que fosse mais divertido.

Tempos-Antigos-3

4. Sem capacetes

Andavam de bicicleta, skate, patins, etc, sempre sem qualquer equipamento de segurança. Brincadeira boa era sinônimo de arranhões e manchas roxas pelo corpo todo.

Tempos-Antigos-4

5. Parquinhos sem segurança

Qualquer parquinho enferrujado era um bom lugar pra brincar. Fora a questão dos brinquedos que prendiam dedos, pernas, pés e, às vezes, provocavam alguns ferimentos.

Tempos-Antigos-5

6. Crianças sozinhas em casa

Há um tempo atrás, qualquer criança já era madura o suficiente para “se cuidar” sozinha em casa.

Tempos-Antigos-6

7. Babás de 12 anos

E a partir dos 12, já podiam tomar conta dos menores. E aparentemente, faziam isso direitinho.

Tempos-Antigos-7

8. Dietas sem restrições

Comida de criança era rica em açúcar, gordura e sódio. Sem contar os formatos duvidosos. Não que isso tenha mudado muito, mas hoje há alguma preocupação das indústrias com aquilo que os pequeninos ingerem.

Tempos-Antigos-8

9. Fumantes passivos

Como o fumo era bastante comum e era possível fumar em praticamente qualquer local – biblioteca, ônibus, aviões, etc – quase todas as crianças eram fumantes passivas.

Tempos-Antigos-9

10. Carros explosivos

A indústria automobilística ainda estava descobrindo o significado de segurança. E, devido à posição do motor, alguns carros simplesmente se incendiavam após uma colisão.

Tempos-Antigos-10

11. Férias

Nas férias nenhuma criança ficava em casa, elas sumiam pelo mundo e voltavam ao final da tarde. Passar o dia brincando pelo bairro, sem qualquer adulto por perto era o melhor a se fazer.

Tempos-Antigos-11

12. Tintas tóxicas

Tintas com alta concentração e chumbo eram usadas para pintar a casa toda, inclusive os berços dos bebês. Mais tarde descobriu-se que elas são altamente tóxicas e podem causar inúmeras doenças graves.

Quantas vezes você deu aquela beliscadinha na tinta da parede que estava descascando? 😂

Tempos-Antigos-12

13. Embalagens sem proteção

Hoje em dia já é mais fácil achar embalagens com proteção extra para crianças. Produtos químicos e remédios não abrem de forma tão simples para evitar que crianças pequenas tenham acesso ao conteúdo. Só que nem sempre foi assim. Qualquer pequeno de 2 anos conseguia abrir e brincar com o conteúdo.

Tempos-Antigos-13

14. Água perigosa

Qualquer água podia ser ingerida, nem precisava sair do filtro.

Tempos-Antigos-14

15. Crianças sozinhas no carro

Era muito comum os pais irem ao mercado e deixarem os filhos sozinhos no carro aguardando, sem qualquer medo de que pudessem ser sequestrados ou aprontarem alguma.

Tempos-Antigos-15

Fonte: Lifebuzz

O post 15 Imagens provando que as crianças de anos atrás “tiveram sorte” de estarem vivas apareceu primeiro em Tudo Interessante.

10 Alimentos que poucos comeriam se soubessem o que realmente há dentro deles

Com uma dieta baseada – em grande parte – nos alimentos industrializados, nem sempre o que compramos no supermercado e acreditamos que estamos consumindo corresponde a real composição do produto.

1 – Cafezinho nosso de cada dia

De acordo com Larry Olmsted, autor de Real Food/Fake Food: Why You Don’t Know What You’re Eating, que trata sobre as coisas que consumimos sem saber, no café é possível encontrar milho torrado e ramos no café que já compramos moído. O ideal, para obter um café moído mais puro, é comprá-lo em grão e moer em sua casa/escritório. Existem diversos moedores elétricos e até cafeteiras que moem o grão na hora de preparar o cafezinho!

coisas-voce-come-nao-sabe-3

2 – Você come silicone, sabia?!

Os nuggets de frango não são feitos totalmente de carne processada. Eles contam com 50% de carne e o restante de ingredientes sintéticos, como o dimetilpolisiloxane, que é um produto químico usado em silicone, incluindo aquele usado em implantes de mama.

coisas-voce-come-nao-sabe-8

3 – Você acha que está comendo Wasabi de verdade?

O wasabi, tempero muito utilizado na culinária japonesa, é extraído da planta wasabia japonica em algumas penínsulas do Japão. Porém, a produção da wasabia japonica é muito difícil em escala comercial, dadas as características climáticas em que esta planta se desenvolve. Assim, a maioria do Wasabi que consumimos nada mais é que uma mistura de pastas de mostardas, molhos de raízes fortes e corante verde.

coisas-voce-come-nao-sabe-4

4 – Biodisel aditivado

Encontrado na embalagem dos alimentos descrito como butil hidroquinona terciário (TBHQ), é um aditivo que pode ser encontrado em nuggets e biscoitos de queijo e, se usado exageradamente, pode ser super tóxico. Para você ter uma ideia do perigo, um grama do produto seria suficiente para causar a morte de uma pessoa.

coisas-voce-come-nao-sabe-5

5 – Tem uma mosca na sopa? Não, na verdade tem areia!

Nas embalagens de produtos como sopa e sal, encontramos o ingrediente dióxido de silíco, que nada mais é do que uma substância extraída da areia e usada para controlar a umidade e impedir que a sopa em pó ou o sal fiquem empedrados.

coisas-voce-come-nao-sabe-6

6 – Combustível de avião

Aquele cereal matinal crocante que muita gente come pelas manhãs contém BHT, conhecido também como butil-hidroxitolueno. Essa substância também é usada no combustível do avião, e na comida tem efeito antioxidante e deixa os alimentos fresquinhos por mais tempo.

coisas-voce-come-nao-sabe-7

7 – Secreções anais de castores

Encontrado nas embalagens descrito como Castoreum ou Castóreo, é um aditivo alimentar muito comum em coisas que contém sabor de baunilha e também pode ser extraído de glândulas próximas ao ânus desse animal. Isso porque a dieta do castor, baseada em folhas e cascas, faz com que as secreções tenham um aroma agradável que remete ao de baunilha. O castóreo muitas vezes vem disfarçado na embalagem como “aroma natural”.

coisas-voce-come-nao-sabe-1

8 – Cabelos humanos e penas de pato

Não, não estamos falando de um fiozinho de cabelo que acidentalmente caiu no produto durante o processo de fabricação. Para não dar enjoo nos consumidores, a substância vem descrita nas embalagens como Cisteína e é usada para garantir mais sabor a alguns alimentos, como pães e bolos que compramos das grandes fábricas.

coisas-voce-come-nao-sabe-2

9 – Cerveja

Algumas cervejas brasileiras contém 45% de milho ao invés de cevada – e isso com o aval da legislação brasileira. Isso acontece porque o milho chega a ser 30% mais barato que a cevada. Tradicionalmente, a bebida é feita de água, malte e lúpulo. Se na embalagem da sua cerveja você encontra o misterioso ingrediente “cereais não maltados”, saiba que sua cerveja é feita com milho.

coisas-voce-come-nao-sabe-9

10 – Azeite de oliva óleo

Considerado mais saudável que o óleo de soja, a muitos azeites possuem de uma mistura de óleos refinados.

coisas-voce-come-nao-sabe-10

Fonte: Huffington Post | Mashable | The Guardian

O post 10 Alimentos que poucos comeriam se soubessem o que realmente há dentro deles apareceu primeiro em Tudo Interessante.