quinta-feira, 12 de novembro de 2020

14 Das estradas mais perigosas do mundo – e com vistas espetaculares!

As estradas podem ser ruins por possuírem muito trânsito ou vários buracos, mas essas que você verá a seguir ganharam a fama de estradas mais perigosas do mundo por serem realmente bizarras.

1 – Zoji La, Índia

É a ligação vital entre os estados de Ladakh e Caxemira – na realidade, o único meio de ligação entre os habitantes da região indiana de Ladakh e o resto do mundo. A estrada fica a uma altitude de aproximadamente 3.528 metros e é a segunda mais alta passagem de montanha do planeta, depois de Fotu La.

estradas-pelo-mundo-01

2 – Transfagarasa, Romênia

Construída nos anos 70, a estrada possui numerosas curvas, túneis e viadutos em meio a paisagens montanhosas lindíssimas e possui cerca de 90 km.

estradas-pelo-mundo-2

3 – Dalton Highway, Alaska

Percorre boa parte do Alasca, e possui cerca de 667 km e por lá só passam caminhões preparados especialmente podem atravessar essa distância, passando por apenas três cidades com uma população total de cerca de 60 habitantes, normalmente em meio a nevascas e pouca visibilidade.

estradas-pelo-mundo-3

4 – Estrada da Morte, Bolívia

Esse apelido nada carinhoso surgiu pela fama de ser extremamente perigosa e estima-se que entre 200 e 300 viajantes sejam mortos anualmente nessa estrada. Também é uma estrada estreita, sem proteção para evitar quedas montanha abaixo e trafegada por ônibus e caminhões.

estradas-pelo-mundo-4

5 – Atlantic Ocean Road, Noruega

Ela se estende por 8,3 quilômetros e oferece vistas de tirar o fôlego. Porém, os carros são atingidos por fortes rajadas de vento e água, atrapalhando – e muito – a visibilidade dos motoristas. Para piorar, a estrada conta com diversas curvas bastante fechadas e perigosas.

estradas-pelo-mundo-5

6 – Estrada do Túnel de Gouliang, China

O túnel passa por dentro e ao longo das montanhas de Taihang, na província de Henan, na China. O túnel teve sua construção iniciada em 1972 pelos próprios habitantes da cidade de Guoliang e foi aberto ao público em maio de 1977.

estradas-pelo-mundo-6

7 – Passage du Gois, França

Trata-se de um trecho permanentemente alagado entre a costa oeste da França e a ilha de Noirmoutier, a cerca de 4,1 km da terra firme. Sim, você atravessa um pedacinho do mar de carro. Essa estrada só fica exposta duas vezes por dia e somente durante uma ou duas horas, quando a maré baixa.

estradas-pelo-mundo-7

8 – Tianmen Mountain Road, China

A maior inclinação tem incríveis 37 graus. A maior atração para os aventureiros é um trecho de 11 km com 99 curvas, que atinge o topo da montanha e leva os visitantes para a Caverna Tianmen, um buraco natural na montanha com uma altura de 131,5 metros.

estradas-pelo-mundo-8

9 – Kolyma, Rússia

Kolyma fica na área inabitada mais gelada do mundo, com temperaturas que podem chegar a -70ºC. Ela também continua a ser uma das mais desertas estradas do planeta, já que poucos viajantes a conhecem.

estradas-pelo-mundo-9

10 – Col de la Bonette, França

Essa perigosíssima estrada fica a 2 mil metros de altitude nos Alpes franceses, na fronteira com a Itália. Possui curvas perigosíssimas e inesperadas.

estradas-pelo-mundo-10

11 – Passo de São Gotardo, Suíça

Também nos Alpes, é uma estrada de 64 quilômetros que surpreende tanto por suas curvas quanto por sua vista extraordinária.

estradas-pelo-mundo-11

12 – Caminho ’Cáucaso’, Rússia

Linda, porém suas curvas são assustadoras.

estradas-pelo-mundo-12

13 –  Eshima Ohashi Bridge, Japão

É uma ponte de concreto BIZARRA de 1,7 km de comprimento e 11,3 metros de largura, com duas pistas, sobre o lago Nakaumi, que liga as cidades de Matsue (Shimane) com Sakaiminato (Tottori), no Japão.

14 – Paso de los Caracoles, Chile

Localizado nos Andes, o Paso de Los Caracoles é um dos trajetos fronteiriços entre Argentina e Chile. As curvas não são tão fechadas quanto a do Stelvio, mas a paisagem é ainda mais impressionante.

estradas-pelo-mundo-14

Fonte: Get Very Funny

O post 14 Das estradas mais perigosas do mundo – e com vistas espetaculares! apareceu primeiro em Tudo Interessante.

quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Ele colocou um GPS em seu gatinho e surpreendeu-se ao ver a distância que o animal percorria à noite

Todo gatinho é um aventureiro por natureza. Adoram ficar livres por aí, mas sempre acabam voltando. E claro que quando você deixa ele solto fora de casa, imagina que ele está por perto, andando pelos telhados vizinhos ou paquerando a gatinha da rua paralela. Mas não é bem assim.

Um estudo recente colocou rastreadores nos gatos pra ver até onde eles vão para liberar seus instintos. E diferente do que os donos pensam, eles vão tão tão distante.

Muitos donos dizem: “Meu gato só dorme ao pé da cama, ele não vai a lugar algum”

Gato-GPS-1

Só que na verdade, alguns se distanciam até 3km de suas casas

Gato-GPS-2

“Eu pensava que Semi ficasse pelos arredores – fundo do jardim e quintal do vizinho”, disse um dos donos

Gato-GPS-3

Ele ficou chocado quando viu que Semi caminhava pelo mato, através dos morros e muito distante

Gato-GPS-4

“Procurando comida… é provavelmente a primeira coisa porque ele tem 8,5kg, o que é (diz o veterinário) muito, muito pesado”

Gato-GPS-5

Gato-GPS-6

Gato-GPS-7

Gato-GPS-8

E você, realmente sabe por onde seu gatinho anda?

Fonte: Design You Trust

O post Ele colocou um GPS em seu gatinho e surpreendeu-se ao ver a distância que o animal percorria à noite apareceu primeiro em Tudo Interessante.

terça-feira, 10 de novembro de 2020

Por que sentimos vontade de apertar e “esmagar” coisas fofas?

Quase todos nós já sentimos vontade de morder, esmagar ou apertar aqueles que achamos fofos – desde um bebê bochechudo até um filhote de cachorro. O sentimento que temos é que praticamente somos obrigados a fazer isso para ficarmos satisfeitos. Estudos já foram feitos acerca dessa temática, e a conclusão é de que é totalmente normal ter essa reação, que é chamada de “agressão fofa”.

O fenômeno da agressão fofa

Às vezes vemos uma coisa tão fofinha que nos tornamos até “agressivos”, com muita vontade de apertar e morder, por exemplo, mas de uma forma inofensiva. Muitos de nós já experimentamos pensamentos como “quero apertar essas bochechas” ou “que vontade de esmagar”. De acordo com a psicóloga Katherine Stavropoulos, isso é normal

Seu estudo sobre a “agressão fofa”, publicado na Frontiers in Behavioral Neuroscience, concluiu que quase metade dos adultos experimenta isso. Mas, de acordo com Katherine,  não há desejo de causar danos quando temos esse tipo de sentimento.

Kathrine Stavropoulos realizou um experimento no qual registrou a atividade elétrica no cérebro de 54 jovens adultos enquanto olhavam imagens de animais e pessoas. Enquanto algumas imagens foram alteradas para parecerem menos adoráveis, outras foram alteradas para parecerem mais adoráveis, com características como bochechas grandes, olhos grandes, narizes pequenos.

A conclusão do estudo foi de que imagens adoráveis aumentaram a atividade em áreas do cérebro que estavam conectadas à emoção. E quanto mais “agressão” uma pessoa sentia, mais atividade estava presente no sistema de recompensa do cérebro. Stavropoulos chegou à conclusão de que a “agressão fofa” está relacionada ao sistema de recompensa do cérebro, ligado ao sentimento de satisfação, motivação e prazer.

Outro estudo, publicado por Oriana Aragon, mostrou que os participantes estouraram mais plástico-bolha quando viram imagens de filhotes de animais fofos, em oposição aos que viram fotos de animais mais velhos. Isso mostra que, se as pessoas tivessem a chance de apertar algo enquanto viam fotos de seres fofos, elas fariam isso, sem intenção de machucar, é claro.

O “Baby schema” é o motivo pelo qual achamos os bebês muito fofos

De acordo com Konrad Lorenz, o “baby schema” explica por que achamos bebês e filhotes de animais tão adoráveis. Ele abrange características físicas específicas, como cabeça grande, rosto pequeno, olhos grandes e redondos, orelhas pequenas, bochechas rechonchudas, entre outras.

Fonte: Bright Side

O post Por que sentimos vontade de apertar e “esmagar” coisas fofas? apareceu primeiro em Tudo Interessante.

segunda-feira, 9 de novembro de 2020

15 Fotos que mostram como as raças de cães mudaram ao longo dos anos

O tempo passa muito rápido e tudo o que está ao nosso redor muda junto com ele. Até mesmo as raças de cães adoráveis que conhecemos, antigamente eram bem diferentes, e hoje estão modificadas, com outras características. Veja abaixo o antes e o depois de raças de cães e suas mudanças ao longo dos 100 últimos anos.

1 – Scottish Terrier

O Scottish Terrier tinha a pelagem mais espessa e curta. Hoje é mais longa e macia.

2 – Dachshund

Dachshunds costumavam ter patas muito mais longas e focinhos mais curtos. Hoje é o contrário.

3 – Basset Hound

As orelhas do basset ficaram mais longas, e suas patas traseiras ficaram mais curtas.

4 – Bull Terrier

Os bull terriers eram mais altos e magros, e tornaram-se mais baixos e musculosos com o tempo. O formato de suas cabeças também ficou muito diferente.

5 – Old English sheepdog

O pelo do sheepdog era mais ondulado, mas, fora isso, essa raça quase não mudou com o passar dos anos.

6 – Pastor Alemão

Durante os últimos 100 anos, a pelagem dos pastores alemães tornou-se mais espessa e longa, e a forma geral do corpo tornou-se significativamente maior.

7 –  Rottweiler

O pelo do rottweiler se tornou mais grosso e sua cauda não é mais cortada como era antes. O formato do rosto também mudou bastante, e ele parece ser outra raça.

8 – Pug

As patas dos pugs eram mais longas e o focinho não era tão achatado. Hoje em dia o achatamento do focinho causa muitos problemas respiratórios nos pugs.

9 – Dobermann

As orelhas e o formato do corpo desta raça mudaram bastante, bem como o temperamento, já que hoje o dobermann é menos agressivo.

10 –  Irish Setter

Esta raça não teve muitas modificações, mas sua pelagem se tornou um pouco mais espessa e o seu corpo um pouco mais robusto.

11 – Shetland Sheepdog

O pelo destes cães se tornou muito mais comprido e a raça também aumentou de tamanho.

12 – Boxer

O Boxer mudou muito ao longo dos anos – desde o formato de seu rosto até seu físico geral. Suas orelhas hoje são muito diferentes também.

13 – Newfoundland

Antigamente, esta raça pesava bem menos do que hoje, mas suas outras características permaneceram praticamente inalteradas.

14 – Airedale Terrier

O pelo do Airedale cresceu significativamente, mas o restante de suas características não mudou tanto.

15 – West Highland white terrier

O West também ficou com pelos maiores e com o focinho um pouco mais curto.

Fonte: Demilked

O post 15 Fotos que mostram como as raças de cães mudaram ao longo dos anos apareceu primeiro em Tudo Interessante.

sábado, 7 de novembro de 2020

10 Coisas que acabaram surgindo em decorrência das guerras

Com o acontecimento das guerras, algumas produtos surgiram visando melhorar ou facilitar a vida dos homens em campo de batalha, enquanto outros surgiram por pura consequência dela. O fato é que todos eles se tornaram tão populares que hoje são itens indispensáveis de nossas vidas.

1 – Sachês de chá

Thomas Sullivan, um importador de chá americano, popularizou os saquinhos por acidente. Ele costumava distribuir pequenos compartimentos individuais de seda com folhas aromáticas para seus possíveis clientes. Os consumidores, por sua vez, usaram esses saquinhos como infusores individuais e descartáveis, o que era muito mais prático do que preparar grandes quantidades de bebida. A praticidade oferecida pelos saquinhos permitiu que eles fizessem parte da alimentação dos soldados americanos durante a Primeira Guerra Mundial e foi daí que o produto se tornou conhecido.

coisas-inventadas-guerra-1

2 – Molho de pimenta Tabasco

Durante uma Guerra Civil, a família McIlhenny fugiu de sua casa, deixando a plantação que tinham para trás. Quando retornaram, uma das poucas culturas que sobreviveram foram as pimentas do gênero Capsicum. Eles combinaram as pimentas com sal e outros ingredientes, que logo se tornaria o molho que, no fim dos anos 60, deu mais sabor à comida do exército durante a guerra.

3 – Penicilina

A descoberta aconteceu de forma acidental, pelo médico Alexander Fleming, em 1928. Durante uma pesquisa sobre como combater bactérias em feridas, ele esqueceu seu material de estudo sobre a mesa enquanto saía de férias. Ao retornar, observou que havia ocorrido reação bactericida em sua pesquisa. E foi isso que salvou a vida de muitos soldados durante a Segunda Guerra Mundial.

coisas-inventadas-guerra-3

4 – Absorventes higiênicos

Sim! O Kotex não foi criado especialmente para mulheres, e sim para estancar o sangue de ferimentos de bala durante a Primeira Guerra Mundial. Porém, as enfermeiras da Cruz Vermelha começaram a usá-los para a própria higiene naqueles dias e o produto se tornou popular.

coisas-inventadas-guerra-4

5 – Métodos de embalsamamento modernos

Com a guerra, muitos soldados morriam longe de suas casas. Durante a Guerra Civil americana, cirurgiões como Thomas Holmes, passaram a tentar preservar o corpo com inúmeros tipos de fluídos, com o objetivo de preservar os corpos até que pudessem ser entregues aos familiares. Holmes, aliás, ficou conhecido por ter embalsamado mais de 4 mil soldados falecidos.

coisas-inventadas-guerra-5

6 – Relógios de pulso

Antes da Primeira Guerra Mundial, os relógios de pulso não eram tão usados. Mas, durante a guerra, os relógios ficaram conhecidos por sua eficiência, já que os soldados podiam ver as horas mais facilmente, o que ajudava a programar as entregas que recebiam pelo ar, manobras táticas e muito mais.

coisas-inventadas-guerra-6

7 – Raio-X portátil

Pensando em tornar o transporte e uso mais prático do aparelho de Raio-X para o serviço médico dos campos de batalha, a cientista polonesa Marie Curie desenvolveu pequenas máquinas de raios-X móveis durante a Primeira Guerra Mundial. Os equipamentos foram então instalados em carros e caminhões do exército francês.

coisas-inventadas-guerra-7

8 – Café solúvel

O café solúvel foi criado bem antes, em 1853, mas só se popularizou durante Guerra Civil americana, na década de 60. Na época, os soldados não tinham acesso a outro tipo de café e foram obrigados a se adaptar ao pó que era comercialmente vendido como “essência de café”.

coisas-inventadas-guerra-8

9 – Cabines de avião pressurizadas

Você pode respirar dentro de um avião graças ao exército americano em 1935. O primeiro avião a ter cabines pressurizadas foi o Lockheed XC -35 Electra e na década de 50, quase todos os aviões comerciais já contavam com a invenção.

coisas-inventadas-guerra-9

10 – Bancos de sangue

Antes da Primeira Guerra Mundial, os médicos já tentavam estudar formas alternativas de fazer transfusões que não exigisse a presença do doador e do receptor, de forma direta e instantânea. Porém, com a guerra, a necessidade da descoberta era inadiável e vários médicos ao redor do mundo se reuniram para trabalhar no assunto. Assim, eles descobriram que adicionar citrato de sódio ao sangue possibilitaria que o mesmo fosse armazenado por dias fora do corpo do doador ou receptor.

coisas-inventadas-guerra-10

Bônus: M & M’s

Essa delícia doce também surgiu por causa da guerra e falamos mais sobre isso aqui.

Veja também: 8 Coisas vivas que foram encontradas dentro de pessoas

coisas-dentro-pessoas-d

Fonte: guff

O post 10 Coisas que acabaram surgindo em decorrência das guerras apareceu primeiro em Tudo Interessante.