O mundo não para de nos surpreender, e mesmo achando que sabemos muitas coisas, a cada dia podemos descobrir coisas novas.
A Ferdio, uma agência de infográficos de Copenhague, aprende algo novo todos os dias e coleta fatos alucinantes em seu projeto Factourism. Veja abaixo alguns fatos surpreendentes coletados pela Ferdio sobre o mundo ao nosso redor.
1 – As vacas chamadas por seus nomes produzem 258 litros a mais de leite por ano em comparação com as que não têm nome
De acordo com um estudo realizado por cientistas, existe uma maneira fácil e inteligente de fazer as vacas produzirem mais leite: tudo o que os criadores precisam fazer é estar mais atentas a elas, acariciá-las e dizer seu nome com mais frequência. Os pesquisadores pensam que as vacas que têm nomes e são chamadas por eles se sentem mais relaxadas; já os hormônios do estresse reduzem a produção de leite.
2 – Há menos tempo entre nós e o Tiranossauro Rex do que entre o Tiranossauro Rex e o Estegossauro
O estegossauro e seus parentes (alossauro, apatossauro e outros) viveram entre 155 e 145 milhões de anos atrás. E o T-Rex existia há cerca de 67 milhões de anos atrás. Portanto, existem cerca de 83 milhões de anos entre o Stegosaurus e o T-Rex. E a era atual da história geológica da Terra é Cenozoica, que começou há 66 milhões de anos e foi marcada pelo aparecimento do homo sapiens.
3 – Um lápis pode desenhar uma linha de 56 km
Uma linha de 35 milhas pode ser desenhada com um lápis médio (um pouco mais de 56 km) ou pode escrever 45.000 palavras.
4 – Hoje, os aviões voam mais devagar do que no passado
Nos dias atuais, um voo direto de Nova York para Houston leva 4 horas. Em 1973, o mesmo voo levaria um pouco menos de 3 horas. Isso por que o preço do combustível aumentou significativamente desde aquela época, e as companhias aéreas entendem que podem economizar milhões de dólares por ano se voarem mais devagar.
5 – Há 2.500 anos, na China, as pessoas usavam facas como dinheiro
As facas de bronze desempenharam o papel de dinheiro no território da China entre 600 e 200 anos aC, durante o reinado da dinastia Zhou.
6 – Existem tantos tipos diferentes de maçãs que, se você comer uma de cada tipo por dia, levaria 20 anos para experimentar todas
Existem mais de 7.500 tipos conhecidos de maçãs no mundo. E 20 anos são apenas 7.300 dias. Então, você levaria mais de 20 anos para experimentar todos os tipos.
7 – As taças de vinho são 7 vezes maiores agora do que costumavam ser no passado
No início do século XVIII, uma taça de vinho podia conter apenas 66 ml da bebida. Agora, as pessoas costumam beber em taças que cabem meio litro.
8 – Selfies matam mais do que tubarões
Por exemplo, em setembro de 2015, um turista de 66 anos morreu quando caiu da escada, ao tentar tirar uma selfie perto do Taj Mahal. Essa foi a 12ª morte causada por selfies naquele ano, enquanto os tubarões mataram apenas 8 pessoas.
9 – Fazer uma faxina em casa é tão prejudicial à saúde quanto fumar um maço de cigarros
Os produtos químicos irritam o muco das vias respiratórias e podem levar a mudanças a longo prazo na forma como elas funcionam. A inalação dos produtos químicos contidos nos detergentes para a casa aumenta o risco de desenvolver asma em até 43%.
10 – Steve Jobs escolheu o nome Apple porque vinha antes de Atari na lista telefônica
11 – Graças a telas planas e alta resolução, os cães podem assistir à TV como seres humanos
A imagem em uma tela de TV padrão é atualizada 60 vezes por segundo. Para o olho humano, as imagens que aparecem acima de 50 HZ são vistas como movimento contínuo. E os cães veem fotos separadas a 75 HZ, porque seus olhos são projetados para reagir ao movimento. É por isso que o vídeo na tela é provavelmente visto pelos cães como imagens separadas: os animais provavelmente veem esse movimento como irreal, então eles não estão interessados nele. Mas a tecnologia moderna nos permite criar telas de alta resolução: assim, o vídeo não parece irreal para nossos animais de estimação, que demonstram mais interesse.
12 – Coelhos podem sentir o cheiro de outros coelhos que foram mortos nas fezes de predadores
Os coelhos europeus são vítimas de 30 tipos diferentes de predadores, por isso não é surpresa que eles tenham desenvolvido muitas maneiras diferentes de se adaptar e sobreviver. Novos estudos realizados por cientistas provaram que os coelhos podem sentir o cheiro de seu próprio tipo nas fezes dos furões. Isso lhes dá a chance de evitar os lugares onde seus predadores vivem.
13 – A Fanta foi criada na Alemanha nazista porque houve problemas com o transporte do xarope para a Coca-Cola
Por causa do embargo imposto pelos Aliados da Segunda Guerra Mundial, o carregamento do xarope necessário para a produção de Coca-Cola foi interrompido. Então, um novo xarope foi criado a partir dos produtos que o país possuía.
14 – Ser um mau motorista é parcialmente uma característica genética
Um pequeno estudo mostrou que a incapacidade de dirigir pode ser herdada de seus pais. 29 pessoas participaram do experimento: 22 sem o chamado gene condutor e 7 pessoas que o possuíam. Os participantes com este gene apresentaram resultados 20% piores nos testes de simulação que os outros membros do grupo.
15 – Os egípcios antigos jogavam boliche há 5.000 anos
O boliche era popular no Egito Antigo há 5.000 anos. Os egípcios jogavam boliche em enormes salas, com duas pessoas jogando ao mesmo tempo.
16 – Flamingos podem beber água fervente
A maioria dos lagos onde os flamingos vivem têm uma concentração muito alta de sal. E a única fonte de água potável para eles são os gêiseres ferventes.
17 – O ouro é comestível
Por exemplo, em Nova York, você pode comer um hambúrguer que custa US $ 600 – com lagosta, trufas e … folha de ouro. Você pode comer uma porção de ouro puro de 24 quilates também. O ouro puro passa pelo sistema digestivo e não é absorvido.
18 – Dentro de todos nós, existem 0,2 mg de ouro
Uma pessoa de 70 kg contém cerca de 0,2 mg de ouro. O volume de ouro será de cerca de 10 nanolitros.
19 – Apenas 5 países modernos nunca foram colonizados pela Europa
Quase todos os países do planeta foram colonizados durante o período do início do século XVI até 1960. E apenas 5 países modernos foram capazes de evitar completamente o reinado europeu: Coréia do Norte e do Sul, Japão, Tailândia e Libéria.
20 – Aparentemente, a maioria das pessoas consegue distinguir se a água está quente ou fria apenas ouvindo seu barulho
Segundo uma companhia chamada Condiment Junkie, especializada em design de áudio, eles chegaram à conclusão de que 96% das pessoas consegue saber se uma água corrente é fria ou quente pelo seu som. E você pode fazer o teste aqui (em inglês).
21 – Uma colher de mel custa a vida de 12 abelhas
Durante toda a sua vida (as abelhas vivem por 4-5 meses), uma abelha média produz apenas cerca de 1/12 de uma colher de chá de mel. Então, uma colher de chá do produto contém 12 vidas de abelhas.
22 – A quantidade de Nutella vendida no mundo em um ano é suficiente para cobrir mais de 1.000 campos de futebol
A Nutella foi produzido pela primeira vez em 1940, e a quantidade de Nutella vendida no mundo em um ano é suficiente para cobrir mais de 1.000 campos de futebol
Fonte: Bright Side
O post 22 Fatos surpreendentes sobre o mundo que parecem ficção apareceu primeiro em Tudo Interessante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário