Mesmo sendo considerada a uma das maiores ilhas do Caribe, Cuba é um choque de realidade para muitos que visitam o país. A impressão que o país parou no tempo e não acompanhou os avanços tecnológicos está estampada em seu cenário arquitetônico, em sua cultura e em suas tradições.
Mas porquê as pessoas que viajam para Cuba voltam apaixonadas pelo lugar? Cuba é um destino totalmente diferente de qualquer outro que você já visitou. É um país muito rico em conhecimento que tem sua história estampada em todos lugares, com praias paradisíacas de tirar o fôlego de todos que as visitam e com um povo extremamente acolhedor.
Ficou curioso para saber mais e também acabar se apaixonando por Cuba? Nós do HURB listamos algumas dicas e curiosidades que vão ajudar a você montar seu próximo roteiro de viagem!!
Um pouco sobre a história de Cuba:
Em 1492 a região foi descoberta por Cristóvão Colombo e manteve-se sob domínio espanhol até 1898. Após a Revolução Cubana, comandada por Fidel Castro, a influência dos Estados Unidos na economia e no país acabou.
Já no o comando de Fidel Castro, o país sofreu um bloqueio de produtos do mundo capitalista que acabou contribuindo na sensação de que o país permaneceu nos anos 50 até agora. Essa aparência ainda pode ser percebida nas construções de casas e prédios, nos carros desatualizados ainda circulando pelas ruas e nos costumes característicos de quem vive lá.
Curiosidade: Mesmo tendo a impressão que Cuba parou no tempo, a qualidade de sua saúde e educação pública é excelente. O país desenvolveu a primeira vacina contra o câncer de pulmão e também há dados que comprovando que 99% de seus habitantes são alfabetizados sabendo ler e escrever. Bem legal né?
Como chegar em Cuba:
Para entrar em Cuba é necessário que tenha o visto, e no momento da solicitação é essencial que o visitante já tenha comprado as passagens aéreas e tenha reservado um hotel, pois no momento da emissão essas informações são exigidas. Além do visto é muito importante também que o visitante também tenha seguro viagem e que a carteirinha de vacinação internacional esteja atualizada com a vacina da febre amarela.
Infelizmente ainda não existem voos diretos do Brasil para Cuba, então você certamente fará uma escala em algum desses destinos: Panamá, Colômbia, Peru ou Estados Unidos.
Lembrando que para os interessados em ir para Havana, é ideal que aterrizem no Aeroporto Internacional de José Martí. Esse é o maior aeroporto em Cuba e está cerca de 19 km do centro de Havana.
Curiosidade: Você sabia que Havana, a capital da ilha, fica apenas a 300 km de Miami? Isso significa que um voo de Havana até a cidade da Florida dura menos tempo do que você viajar do Rio de Janeiro até São Paulo!!
O que visitar em Cuba:
Para os amantes de história, a Plaza de la Revolución tem um grande valor histórico em Cuba. Ela tem sido um cenário muito importante em diversos eventos do país e é um símbolo da Revolução Cubana.
Inicialmente construído para proteger a cidade das ondas causadas pelos ciclones, o El Malecón hoje em dia se tornou um ponto de encontro para amigos, famílias e turistas que aproveitam o fim do dia para ver o pôr do sol.
Conhecido por suas noites com músicas ao vivo e muita dança, o Café Taberna é um local ótimo para visitar e presenciar a famosa noite cubana. Devido ao seu sucesso entre os turistas, hoje o lugar é considerado uma atração turística na cidade.
A Fábrica de Arte Cubano é um espaço cultural com o apoio governamental, mas é administrado por uma cooperativa de artistas locais para exporem suas obras de arte e fotografias.
Uma curiosidade muito legal sobre a F.A.C. é que há um intercâmbio cultural, onde Cuba envia peças de arte e recebe também de outros lugares do mundo, como por exemplo: o Museu do Brooklyn. Esse tipo de acontecimento era impossível alguns anos atrás, o que nos faz ver um pouco da abertura de Cuba para o mundo.
Como se locomover em Cuba:
Existe a opção de transitar por dentro das cidades de táxi ou também contratar um transfer, mas com certeza a melhor opção é alugar os carros antigos que são bem famosos na região. Os preços do aluguel podem variar, mas vale o investimento para vivenciar essa experiência super tradicional de Cuba.
Quais praias visitar em Cuba:
Muitas pessoas não sabem, mas também é possível encontrar em Cuba as famosas praias paradisíacas com águas cristalinas e areia branca conhecidas como uma marca do Caribe.
Uma das mais visitadas pelos turistas é a Varadero. É conhecida como uma das melhores praias do mundo com águas translúcidas.
Essa região também é conhecida por seus resorts all inclusive que são ideais para passar as férias em família e com amigos.
Onde se hospedar em Cuba:
O Iberostar Varadero é o resort perfeito para as férias em família em Varadero. Enquanto os pais aproveitam o fantástico spa que é oferecido na propriedade, as crianças podem aproveitar o parquinho infantil também dentro do hotel. Os hóspedes também poderão aproveitar o fácil acesso a praia.
Outro hotel bem legal para se hospedar em Cuba é o Blau Arenal Club. Ele está localizado na Playa Baracoa e todas suas acomodações oferecem uma varanda com vista para o jardim. Os hóspedes poderão aproveitar também o café da manhã em buffet servido pelo hotel.
BÔNUS: Você sabe a origem do coquetel Cuba-libre?
Embora a história do seu surgimento ainda seja questionável, tudo aconteceu quando Cuba ainda era uma das últimas colônias espanholas na América e lutava pela sua independência há pelo menos uns 30 anos. Entre algumas das vitórias que colaborou para que finalmente tivesse sua independência, Cuba recebeu ajuda dos Estados Unidos.
É contada uma história que após o fim da guerra, os soldados americanos e cubanos se reuniram em um bar de Havana e entre algumas bebidas, um deles teria pedido a mistura de rum, uma bebida bastante comum em Cuba, com coca-cola, um refrigerante muito tradicional nos EUA, e limão. Os outros soldados ficaram curiosos e experimentaram a bebida também. Já na segunda rodada da bebida, dizem que um deles gritou, como uma forma de brinde, a frase: “Cuba libre” e assim deu-se o nome da bebida que hoje é conhecida mundialmente.
Depois de descobrir vários pontos super legais e interessantes sobre o país, partiu Cuba com o HURB?
O post Um país de contrastes: Entenda o porquê as pessoas amam visitar Cuba apareceu primeiro em Go Hurb.
Nenhum comentário:
Postar um comentário