Em dezembro de 2019, o coronavírus (Covid-19) começou a circular na cidade de Wuhan, localizada na China e desde então a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou emergência pública de saúde internacional. Na data de hoje, 28 de Fevereiro, já são 53 países com casos confirmados, incluindo o Brasil.
De acordo com os principais órgãos de saúde, o Hurb reuniu algumas informações importantes e necessárias que você precisa saber para se prevenir e também se acalmar. Confira!
O que é o coronavírus?
O coronavírus têm formato de uma coroa e é de uma família de vírus já conhecida desde 1960 e causa infecções respiratórias. A Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers) também são provenientes do coronavírus. Em dezembro de 2019, foi descoberto um novo surto da doença, sendo nomeado como Covid-19.
Como acontece a transmissão?
A transmissão pode ocorrer de três maneiras:
- Por vias respiratórias, como: pelo ar, por gotículas de espirros e saliva;
- Por contato físico, como: beijos, abraços e aperto de mão;
- Por contato com superfícies contaminadas, como: corrimão, botão de elevador, maçaneta.
Quais são os sintomas?
Os sintomas mais comuns, são: tosse seca, febre e cansaço. Porém, alguns pacientes podem sentir, também, dores no corpo, congestionamento nasal, inflamação na garganta ou diarreia.
Pacientes que já tenham alguma doença (diabetes, hipertensão, doença cardiovascular), os outros sintomas, são: síndrome respiratória aguda e insuficiência renal.
Como se prevenir?
- Lavar as mãos com água e sabão ou álcool gel, mas nunca usar somente água;
- Lavar as mãos até o pulso e entre os dedos também por, pelo menos, 20 segundos;
- Evitar tocar mucosas dos olhos, nariz e boca, mesmo que esteja com as mãos higienizadas;
- Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
- Superfícies também devem ser higienizados, como corrimão e maçaneta;
- Evitar o compartilhamento de objetos pessoais, como: talheres, copo e toalha.
Coronavírus tem cura?
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, ainda não há cura e nem um tratamento definido. Somente a chamada “cura espontânea”, quando o próprio corpo reage à infecção.
Já existe vacina para prevenção?
Ainda não existe vacina, porém alguns países, como: Rússia, China e Estados Unidos, já avançam em suas pesquisas e análises em busca de uma vacina contra o coronavírus e a previsão dos primeiros testes é que comecem em até dois meses.
É possível ser infectado mais de uma vez?
Há notícia de um caso de reinfecção no Japão, porém cientistas ainda não confirmaram se existe essa possibilidade, de fato. A informação existente diz que o mais provável é que, após a infecção, a maioria das pessoas criem imunidade contra o coronavírus.
Como é feito o tratamento?
Ainda não existe um tratamento específico para curar o Covid-19, somente tratamento para aliviar os sintomas. O Ministério da Saúde indica repouso, consumo de bastante água e medicamentos para dor e febre.
Qual faixa etária e qual a taxa de mortalidade?
Uma pesquisa feita com mais de 40 mil pacientes, informa que 80% dos casos não são graves. A maior taxa de mortalidade (14%) está entre pessoas com mais de 80 anos; pacientes com idade entre 70 e 79 anos, a taxa de mortalidade é de 8%; já pacientes com idade entre 60 e 69 anos, a taxa de mortalidade chega a 4%.
Vale ressaltar que, em média, apenas 2% dos casos podem se tornar mais críticos, sendo assim, o mais importante é sempre cuidar da higienização pessoal. É necessário sempre manter a calma e não se alarmar, afinal, 98% dos casos evoluem de maneira positiva.
Encomendas vindas da China podem conter o vírus?
De acordo com a OMS, a probabilidade de uma pessoa se contaminar através de mercadorias é muito pequena, pois o vírus não resistiria a movimentação e diferentes condições de temperatura e ambiente percorrido durante uma viagem.
Está com suspeita? Veja como proceder.
Caso haja suspeita e sintomas, o ideal é evitar sair de casa, circular em lugares fechados com muitas pessoas e pouca ventilação, além de manter uma distância mínima de 1 metro de qualquer pessoa. Lembrando que 80% dos casos, os sintomas do coronavírus são leves e semelhantes a uma gripe.
Para maiores informações e dúvidas, você pode acessar os órgãos oficiais: http://bit.ly/38c3M0i e http://bit.ly/2TnUtVR
Fontes: saude.gov.br; portal.anvisa.gov.br; bbc.com; g1.globo.com; e terra.com.br
O post O que você precisa saber sobre o Coronavírus e como se prevenir apareceu primeiro em Go Hurb.
Nenhum comentário:
Postar um comentário