Criada em 2018, uma ação ambiental da Prefeitura de Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, já conseguiu recolher mais de 1 milhão de bitucas de cigarro, que provavelmente seriam deixadas nas areias das praias.
Além de prejudicar a saúde humana, as bitucas de cigarro também fazem mal para o meio ambiente. Elas são altamente tóxicas e uma das maiores responsáveis pelos lixos nos oceanos.
As bitucas equivalem a um terço de todo o lixo recolhido nos mares e causam um problemão para a vida marinha já que possuem plástico nos filtros, não são biodegradáveis, contem fibras sintéticas, centenas de produtos químicos e uma única bituca é capaz de poluir até 50 litros de água.
Pensando em minimizar esse impacto, Ilhabela vem investindo nas bituqueiras. São mais de 130 caixas verdes onde o banhista pode depositar as bitucas, que são levadas para a reciclagem e se transformam em massa celulósica, que posteriormente são utilizadas para a confecção de artesanatos e projetos estudantis.
Além das bituqueiras, 15 totens que disponibilizam os cinzeiros ecológicos 100% feitos de bambu foram instalados nos principais pontos turísticos da cidade . Dessa forma a prefeitura de Ilhabela garante que os fumantes sempre terão um lugar para descartar as cinzas e bitucas sem prejudicar a natureza.
Viva mais histórias com o Hurb!
O post Ação ambiental cria cinzeiro ecológico e evita que mais de 1 milhão de bitucas sejam deixadas nas praias apareceu primeiro em Go Hurb.
Nenhum comentário:
Postar um comentário