A Nike é uma marca consolidada há muitos anos e em vários países. Ela ganhou admiradores no mundo inteiro e é referência quando se trata de roupas, calçados e acessórios esportivos. No entanto, pouco sabemos sobre os detalhes desse gigante dos esportes. Conheça abaixo algumas curiosidades reveladoras sobre a Nike.
1 – No início tinha outro nome
O primeiro nome da marca foi Blue Ribbon Sports. Ela foi fundada pelo atleta Phil Knight e seu treinador, Bill Bowerman, com o objetivo de oferecer calçados mais leves e confortáveis aos atletas. Isso foi em 1964. Pouco mais de dois anos depois, abriram sua primeira loja, em Santa Mônica.
2 – Seu nome tem ligação com uma deusa grega
Em 30 de maio de 1971, a empresa mudou seu nome finalmente para Nike, inspirada na deusa grega Nice, que personificava a vitória. A ideia foi de um funcionário da empresa, pouco antes de Phil Knight patentear a marca como “Dimension Six”.
3 – O famoso logotipo é baseado nas asas da deusa Nice
Antes que o nome da empresa mudasse, quando ainda era Blue Ribbon Sports, a jovem designer Carolyn Davidson criou o logotipo da marca chamado swoosh, que parece um apito. Ela mostrou cinco projetos, e um deles foi inspirado pelas asas da deusa grega Nice. A designer recebeu apenas US $ 35 pelo trabalho. Alguns anos depois, ela foi convidada para ir à empresa e recebeu símbolos da marca em forma de chocolate, um anel de ouro e um envelope com 500 ações da Nike como recompensa pelo seu trabalho.
4 – Origem japonesa
Inicialmente, a empresa não fabricava seus próprios calçados, mas distribuía tênis produzidos em seu país pela Onitsuka Tiger, empresa fundada em 1949 com o objetivo de fabricar calçados para jovens atletas do pós-guerra. Em 1964, quando o primeiro carregamento de sapatos chegou do Japão, Phil Knight, que viajara para as origens da empresa para convencer seus gerentes de que os Estados Unidos eram um bom mercado, se dedicou a vender os calçados no porta-malas de seu carro.
5 – O primeiro modelo fabricado pela marca foi um fracasso
Em 1971, o primeiro tênis da empresa foi chamado de “The Nike” e custava US $ 16,95. Mas sua estreia foi um fracasso – o calçado havia sido fabricado no ambiente quente do Novo México, mas não havia sido testado em climas frios e úmidos. Para os atletas que o usavam no inverno, a sola se partia em dois. Logo o modelo foi deixado de lado e outros mais aprimorados chegaram.
6 – O slogan é inspirado na frase de um prisioneiro
Dan Wieden, anunciante da Wieden + Kennedy que criou o slogan de sucesso Just Do It em 1988, contou em uma entrevista que, quando pensava em possíveis frases, veio à mente as palavras de Gary Gilmore, um condenado à pena de morte em Portland, cuja última frase dita foi: “Vamos fazer”.
7 – O primeiro par de tênis de corrida foi inspirado em um waffle
A ideia do primeiro par de tênis da Nike para corridas nasceu no café da manhã de um dos co-fundadores da marca, Bill Bowerman. Era 1970, e o treinador estava focado na criação de um tênis adequado para corrida quando decidiu desenvolvê-lo baseado em um Waffle.
8 – Os Beatles ajudaram a marca a ganhar milhões de dólares
Uma propaganda da Nike em 1987 para divulgar o Air Max foi a primeira a usar a música “Revolution” dos Beatles em um comercial de televisão. No entanto, a imprensa e a Apple Records consideraram que a música havia sido usada sem a permissão dos Beatles. Mas tudo logo foi resolvido, com a condição de que uma versão dos Beatles não fosse usada novamente em um comercial.
9 – A desobediência tornou possível o modelo mais popular da marca
O Nike Huarache é o modelo mais vendido no mundo e o segundo nos Estados Unidos. Em 1991, seu protótipo foi projetado por Tinker Hatfield e era considerado “esquisito”. A novidade foi mal recebida e foi decidido que a ideia seria esquecida. Mas Tom Hartge, um dos gerentes de produto da marca, assinou um pedido para fabricar 5.000 unidades sem permissão e foi vendê-las para a Maratona de Nova York. Depois de três dias de vendas, não sobrou nenhum par. 500 mil pedidos chegaram em um mês.
10 – Um design futurista
Em 1989, Tinker Hatfield, designer da Nike, foi convidado a criar um calçado para o filme de Volta Para o Futuro II. Ele deveria ter características futuristas e levou seis anos para ficar pronto. O Nike Mag foi então criado, era uma cópia dos que Marty McFly usava em 1989 e incluía uma sola luminosa. Alguns anos depois, em 21 de outubro de 2015, a Nike lançou uma nova versão do Nike Mag. Michael J. Fox foi o primeiro a conseguir um.
11 – Michael Jordan estava relutante em assinar um contrato
Jordan hoje é um ícone da marca, mas nem sempre foi assim. No início, o jovem atleta não queria assinar contrato com a empresa. Aparentemente, a estrela de basquete do Chicago Bulls não gostou dos desenhos da marca e, além disso, queria ser patrocinado por outra empresa de esportes. Dizem que Jordan viajou para o Oregon para encontrar Phil Knight por causa da insistência da sua mãe.
12 – Propaganda de verdade
Ao contrário de hoje, em que as mídias sociais são ótimas para fazer propaganda, quando a Nike foi criada, os donos faziam propaganda porta a porta. Carregando os modelos recém-chegados do Japão em seus carros, eles iam até os atletas oferecer os tênis.
Fonte: Genial Guru
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